Instituto Federal do Sertão Pernambucano

O IF Sertão-PE é uma instituição de educação básica, profissional e superior, pluricurricular e multicampi, especialista na oferta de educação profissional e tecnológica em diferentes modalidades de ensino. Constitui-se em autarquia federal, detentora de autonomia administrativa, patrimonial, financeira, didático-pedagógica e disciplinar, vinculada ao Ministério da Educação (MEC), sob a supervisão da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), e regido por seu Estatuto, Regimento, Organização Didática e pelas legislações em vigor.

Através da junção de conhecimentos técnicos e tecnológicos com as suas práticas pedagógicas, a instituição busca melhorar a ação sistêmica da educação, interiorizar e socializar o conhecimento, popularizar a ciência e a tecnologia, desenvolvendo os arranjos produtivos sociais e culturais locais, com foco na redução das desigualdades sociais intra e inter-regionais.

O Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE) atua em diferentes cidades do sertão pernambucano, totalizando sete campi em funcionamento: Petrolina, Petrolina Zona Rural, Floresta, Salgueiro, Ouricuri, Santa Maria da Boa Vista e Serra Talhada. Além dos campi, possui três centros de referência nos municípios de Afrânio, Petrolândia e Sertânia, ampliando a oferta de ensino público e gratuito nessas localidades.